O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (18) que irá invalidar três perguntas do Enem 2025. A decisão veio acompanhada do encaminhamento do caso para análise da Polícia Federal, que deverá investigar o possível envolvimento de terceiros.

A ação foi motivada por um episódio que ganhou destaque nas redes sociais. Dias antes da prova de Matemática e Ciências da Natureza, uma transmissão ao vivo feita pelo estudante Edcley Teixeira chamou atenção ao apresentar resoluções muito parecidas com questões que depois apareceram oficialmente na avaliação.

Edcley, que estuda Medicina no Ceará e trabalha oferecendo orientações a vestibulandos, nega qualquer contato com conteúdo sigiloso. Ele afirma que apenas antecipou possíveis temas com base em um método próprio de estudo, apoiado em uma análise do padrão histórico do Enem e uso de algoritmos para identificar possíveis temas

O MEC afirma que a investigação vai esclarecer se houve algum tipo de acesso irregular ao material do Enem ou se as coincidências ocorreram por outra razão.